Culinária

Culinária (117)

Terça, 03 Junho 2014 18:02

Rocambole de Prestígio

Escrito por

Do Receitas Nota 10

 

Ingredientes:

 

Para o recheio: 

1 lata de leite condensado

2 gemas peneiradas

1 colher (sopa) de margarina

1 caixa (200g) de creme de leite

1 xícara (chá) de coco ralado

 

Para a massa:

1 lata de leite condensado

2 xícaras (chá) de leite em pó

1 xícara e 1/2 (chá) de chocolate em pó

 

Modo de preparo:

Comece pelo recheio.

Em uma panela, misture o leite condensado, com as gemas e a margarina. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e misture o creme de leite e o coco ralado. Reserve.

Em uma tigela, misture o chocolate em pó com o leite em pó e vá colocando aos poucos o leite condensado, pode ser que não seja necessário usar toda a lata de leite condensado. Vá colocando o leite condensado aos poucos até obter uma massa que solte das mãos. 

Com a ajuda de dois plásticos, abra a massa com um rolo até obter um retângulo. Espalhe o recheio sobre a massa com a ajuda de uma espátula e enrole com um rocambole. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir. Se quiser decore com coco ralado e morangos. 

Terça, 05 Novembro 2013 20:22

Torta fudge de chocolate

Escrito por

Do GNT, Receitas (da Chef Carla Elage)

Ingredientes:

6 claras
6 gemas
8 colheres de açúcar
100g de manteiga
400g de chocolate amargo
1 folha de papel-manteiga para forrar a forma
Frutas para decorar (a gosto): morangos e uvas

Modo de preparo:

Em banho-maria, derreta o chocolate, cuidado para não aquecer muito. Derreta a manteiga e adicione ao chocolate. Retire do banho-maria e deixe esfriar um pouco, reservando logo em seguida.

Bata as gemas com 4 colheres de açúcar, até ficarem cremosas e esbranquiçadas. Bata também as claras em neve com 4 colheres de açúcar até triplicarem de volume e ficarem bem firme. Com cuidado, adicione as 3 misturas, mexendo delicadamente.

Forre uma forma redonda de 22cm com papel-manteiga. Coloque a mistura e leve para assar por 30 minutos a 150ºC. Desligue o forno e deixe a torta dentro, retirando apenas depois de 30 minutos. Guarneça com frutas e raspas de chocolate.

Dica: ótima sobremesa para o Natal, sirva com uma bola de sorvete do sabor de sua preferência

Rendimento: 8 pedaços:
Tempo de preparo: 1h30


 




















Torta fake de chocolate / Foto: Divulgação



Fonte: do GNT, Receitas. - http://gnt.globo.com/receitas/Torta-fudge-de-chocolate.shtml

Terça, 01 Outubro 2013 18:54

Torta de Banana

Escrito por

Ingredientes:


Chantilly

  • 360 ml de creme de leite fresco (1 ½ xícara de chá)
  • 150 g de chocolate ao leite picado (ou meio amargo, ou amargo)

Creme de chocolate

  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • ½ xícara (chá) de achocolatado (75 g)
  • 1 ovo
  • 1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
  • 100 g de chocolate meio amargo picado (ou amargo)

Massa

  • 75 g de manteiga cortada em cubinhos (3 colheres de sopa cheias)
  • 150 g de biscoito doce sem recheio moído (biscoito de sua preferência)
  • 150 g de chocolate meio amargo derretido (ou amargo)
  • 3 a 4 bananas prata maduras cortadas em rodelas finas
  • castanha do pará picada e raspas de chocolate a gosto

Modo de Preparo:


Chantilly

1 - Em uma panela esquente 360 ml de creme de leite fresco, despeje sobre 150 g de chocolate ao leite picado e mexa até derreter. Deixe gelar bem na geladeira (+/- 2 horas).

Creme de chocolate

2 - Numa panela, FORA DO FOGO, coloque 2 colheres (sopa) de amido de milho, ½ xícara (chá) de achocolatado, 1 ovo, 1 ½ xícara (chá) de leite e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar (+/- 10 minutos). Retire do fogo, acrescente 100 g de chocolate meio amargo picado, misture bem, transfira para uma tigela, coloque um plástico sobre a superfície do creme e reserve. OBS.: Se empelotar um pouco passe o creme por uma peneira.

Massa

3 - Numa tigela coloque 75 g de manteiga cortada em cubinhos e 150 g de biscoito doce sem recheio moído. Despeje 150 g de chocolate meio amargo derretido e misture até formar uma massa.

Montagem

4 - Com a ajuda das costas de uma colher, espalhe a massa de biscoito (feita acima) numa fôrma de fundo falso (23 cm de diâmetro) cobrindo o fundo e a lateral. Pincele 2 colheres (sopa) de creme de chocolate (feito acima) sobre a massa de biscoito. Arrume as rodelas finas de 3 a 4 bananas prata maduras, cubra com o creme de chocolate e leve para a geladeira (+/- 1 hora).

5 - Coloque na batedeira a mistura de creme de leite com chocolate, que ficou gelada, e bata bem até ficar em ponto de chantilly. Cubra a torta com o chantilly, regue o chocolate meio amargo derretido, salpique castanha do pará picada e raspas de chocolate a gosto. Desenforme e sirva em seguida.

 









Fonte: do Receitas.com - Receita exibida no Programa Mais Você. Link da receita: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/torta-de-banana-5244160b4d38855d5500003f

Terça, 24 Setembro 2013 19:04

Creme Brûlée de Chocolate

Escrito por
Do Receitas.Com - Programa Mais Você


Ingredientes:

  • 600 ml de creme de leite fresco
  • 75 g de chocolate meio amargo ou amargo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 6 gemas peneiradas
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • açúcar refinado ou açúcar mascavo para polvilhar à gosto

Modo de preparo:


1- Numa panela coloque 600 ml de creme de leite fresco e 75 g de chocolate meio amargo e leve ao fogo baixo até o chocolate derreter (+/- 8 minutos). Reserve.

2- Numa tigela coloque 1 colher (chá) de essência de baunilha, 6 gemas peneiradas, 3 colheres (sopa) de açúcar, 85 g de açúcar mascavo e mexa bem. Junte o chocolate derretido (reservado acima) e com auxilio de uma colher misture até que fique uniforme.

3- Divida este creme em pequenos refratários e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus em banho-maria por +/- 40 minutos ou até que fique firme. Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira para gelar. Na hora de servir polvilhe açúcar refinado ou açúcar mascavo e caramelize com o auxílio de uma colher de metal bem quente ou um maçarico doméstico. Decore como quiser

 












Fonte: do Programa Mais Você. Link da receita: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/creme-brulee-de-chocolate-4d51600752e0b252bc00fa66

Segunda, 16 Setembro 2013 22:45

Torta de Chocolate Delícia

Escrito por

Ingredientes:


Massa

  • 250 g de chocolate em pó (2 + 1/3 xícara de chá) - não use achocolatado
  • 250 g de margarina (1 xícara de chá)
  • 150 g de açúcar (1 xícara de chá)
  • 7 gemas peneiradas
  • 7 claras
  • 100 g de açúcar (½ xícara de chá + 1 colher de sopa)

Cobertura

  • 150 g de chocolate ao leite picado (ou meio amargo). O chocolate amargo ou meio amargo fica mais gostoso
  • ½ lata de creme de leite (½ xícara + 2 colheres de sopa)


Modo de preparo:


Massa

1º) Em uma panela, coloque 250 g de chocolate em pó e 250 g de margarina e leve ao fogo baixo misturando sempre até ficar homogêneo. Retire do fogo, adicione 150 g de açúcar, 7 gemas peneiradas, misture e leve novamente ao fogo baixo até engrossar (+/- 3 minutos).

2º) Coloque em uma batedeira 7 claras com 100 g de açúcar e bata até formar um merengue (10 minutos). Junte este merengue com a mistura de chocolate (feita na panela) e misture delicadamente.

3º) Em uma assadeira (25 cm de diâmetro) untada e polvilhada com chocolate em pó, despeje a massa de chocolate e leve a forno médio pré-aquecido a 180°C em banho-maria por 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura

4º) Coloque em uma tigela 150 g de chocolate ao leite picado (ou meio amargo) e leve ao micro-ondas por 30 segundos e mexa. Volte ao micro-ondas e deixe mais 30 segundos e vá fazendo assim até que o chocolate esteja completamente derretido. Acrescente ½ lata de creme de leite e mexa até ficar bem incorporado. Coloque na geladeira por 10 minutos e decore a torta.

Dica:

Quando for adicionar gemas em uma mistura quente retire a panela do fogo, adicione a gemas, misture bem e volte a panela novamente ao fogo para não talhar.












Fonte: Programa Mais Você (Receitas.com). Link: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/torta-de-chocolate-de-panela-51b083844d3885577700003f?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Facebook

Quinta, 12 Setembro 2013 18:30

Bolo de leite condensado

Escrito por

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 4 colheres (sopa) de coco ralado seco (25 g)
  • 1 ¾ xícara (chá) de leite em pó (160 g)

Bolo

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado) (300 ml)
  • 1 lata de leite de coco (a mesma medida da lata de leite condensado) (300 ml)
  • 3 ovos
  • 1 lata de farinha de trigo (a mesma medida da lata de leite condensado) (160 g)
  • ½ lata de açúcar (a mesma medida da lata de leite condensado) (130 g)
  • 3 colheres (sopa) de margarina (45 g)
  • 1 ¼ xícara (chá) de coco ralado seco (100 g)
  • 4 colheres (sopa) de coco ralado seco (25 g)


Modo de Preparo:

Cobertura

1 - Em uma tigela coloque 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de coco ralado seco e 1 ¾ xícara (chá) de leite em pó misture bem formando uma massa homogênea e reserve.

Bolo

2 - Em um liquidificador coloque 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 1 lata de leite de coco, 3 ovos, 1 lata de farinha de trigo, ½ lata de açúcar, 3 colheres (sopa) de margarina e 1 ¼ xícara (chá) de coco ralado seco e bata bem até formar uma mistura homogênea.

3 - Transfira a mistura para uma assadeira retangular (30 cm X 24 cm) untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.

Montagem

4 - Coloque a cobertura (feita acima) entre 2 sacos untado com manteiga e com um rolo abra a cobertura formando um retângulo (40 cm X 34 cm). Coloque o bolo assado sobre o retângulo de cobertura e embrulhe, com o auxílio de um saco plástico, cobrindo todo o bolo, formando um pacote. Cubra com 4 colheres (sopa) de coco ralado seco e sirva em seguida.

 











Fonte: do Receitas. com (Mais Você). Link: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/bolo-de-leite-condensado-522f0a504d38852f55000041

Segunda, 26 Agosto 2013 19:57

Muffin duplo de chocolate

Escrito por

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (cacau em pó dá um sabor maravilhoso)

1/2 xícara (chá) de aveia em flocos (flocos finos dá um melhor resultado)

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (ajuda a manter  a massa bem escura)

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

1 ovo

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 xícara (chá) de leite

1/4 xícara (chá) - 60 ml -  de óleo (se puder use o de canola, é mais saudável)

gotas de chocolate ao leite ou amargo (1/2 xícara (chá) para a massa e 1/2 xícara (chá) para polvilhar)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200º C. Junte todos os ingredientes secos em uma vasilha, faça um buraco no meio da mistura seca e coloque o ovo, a essência de baunilha, o óleo. Vá misturando lentamente e acrescente o leite pouco a pouco. Misture tudo muito bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente 1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate. Coloque a massa nas forminhas para cupcakes ou muffin, tomando cuidado para não encher demais pois a massa irá crescer. Coloque mais gotas de chocolate por cima. Leve em forma de alumínio e asse em forno 180º a 200º C por 25 minutos. O tempo de cozimento pode variar de forno a forno. Depois de pronto é só deliciar-se. Pode comer quentinho mesmo.


 
















Fonte: Do Chefe de Cozinha. Veja no link  http://www.chefedecozinha.net/muffin-duplo-de-chocolate/




Terça, 20 Agosto 2013 19:07

Flan de doce de leite

Escrito por

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (precisa ser lata, pois será cozinhado na panela de pressão)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite (use a medida da lata de leite condensado)
2 sachês de gelatina sem sabor incolor
1/2 xícara de açúcar

Modo de Preparo:

 - Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 30 minutos. Espere esfriar bem antes de abrir a lata.  

 - Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem.

 - Bata no liquidificador o leite condensado cozido, o creme de leite, o leite e a gelatina. Reserve.

 - Faça o caramelo com o açúcar (o mesmo caramelo de pudim) e caramelize uma forma com furo no meio.

 - Despeje o creme batido no liquidificador e leve à geladeira por 4 horas. Sirva gelado. 

 


Fonte: Do Receitas Supreme. Original no link http://www.receitassupreme.com.br/receita-de-flan-de-doce-de-leite/

Segunda, 05 Agosto 2013 19:10

Mousse de maracujá com brigadeiro

Escrito por

Para o brigadeiro:

Em uma panela misture

1 lata de leite condensado;

1 lata de leite (use a lata do leite condensado como medida)

2 colheres (sopa) de margarina;

6 colheres (sopa) de chocolate em pó (se quiser use o achocolatado, mas fica muito mais gostoso com o chocolate em pó)

Leve ao fogo, sempre mexendo até engrossar, quando aparecer o fundo da panela pode desligar o fogo. Reserve


Para o mousse de maracujá:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme deleite (s/soro)

1 lata de suco de maracujá  - use a fruta. Separe um pouco das sementes do maracujá para a decoração

Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira por alguns minutos


Montagem

Em taças individuais ou em uma travessa grande, coloque o brigadeiro e  por cima o mousse de maracujá.  Ou se preferir, faça o contrário, coloque o brigadeiro por cima do mousse de maracujá Decore com sementes do maracujá ou raspas de chocolate meio amargo




 













































Fonte: Receitas Nota 10


Segunda, 29 Julho 2013 18:32

Pipoca! Aprenda a fazer de um jeito saudável!

Escrito por

A pipoca já foi considerada um vilão na dieta saudável, mas a verdade é que o vilão está em como a fazemos. Geralmente usamos manteiga ou óleo ou então compramos aquelas prontas de microondas, grande erro! Entretanto a pipoca feita do jeito certo pode ser boa para a saúde.

Alguns já sabem que a pipoca tem baixo teor calórico, e agora cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA descobriram que a pipoca pode ultrapassar frutas e vegetais no número de antioxidantes, ou polifenóis que tem uma série de benefícios para a saúde, inclusive no combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam a destruir moléculas que podem prejudicar as células. Legal não?

Os cientistas desconfiaram do potencial da pipoca porque ela é composta apenas 4% de água, enquanto que os oxidantes estão mais diluídos nas frutas e vegetais, que possuem até 90% de água

Uma porção de pipoca tem até 300 miligramas de oxidantes - praticamente o dobro dos 160 miligramas das porções de frutas. A pipoca, entre os nutricionistas tem sido indicação como uma boa fonte de fibras, e ótima pra matar aquela fominha no meio da tarde, sem fazer estrago na sua dieta. Mas não se esqueça, nada de manteiga derretida por cima e nem aquelas que compramos prontas no mercado de microondas.


Veja abaixo uma forma saudável de fazer pipoca, é no microondas, mas não leva uma gota de óleo se quer.


Receita de Pipoca s/ óleo

Coloque em uma travessa de vidro funda (que possa ir ao microondas) 1/2 xícara (chá) de milho para pipoca, acrescente 2 colheres (sopa) de água filtrada. Tampe a travessa com uma tampa própria (que possa ir ao microondas) ou filme plástico. Leve ao microondas por 4 minutos. O tempo pode variar de 3 a 4 minutos dependendo da potência do seu microondas. Depois de pronta  acrescente uma pitada de sal, misture bem e coma sem culpa.


Fonte: Receitas Supreme (http://www.receitassupreme.com.br/como-fazer-pipoca-de-um-jeito-saudavel/)

Pagina 1 de 9