Do Uol

 

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff vai entregar a taça à seleção campeã da Copa do Mundo de 2014 após a final do torneio, no dia 13 de julho, no Maracanã. Segundo Valcke, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e representantes da federação de futebol campeã também participarão da cerimônia de entrega do troféu.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou a presença da presidente na cerimônia de entrega da taça.

Valcke e Rebelo falaram sobre o assunto em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, no Maracanã, estádio que será palco da final. O secretário da Fifa ressaltou que a cerimônia do Mundial do Brasil seguirá os moldes adotados em outras Copas do Mundo já realizadas em outros países.

Rebelo complementou e disse que nunca esteve em xeque a presença de Dilma na final da Copa do Mundo. "A presidente vai cumprir o protocolo combinado. A decisão já estava tomada", disse o ministro. "Houve uma dúvida sobre a presença dela em outros jogos. A agenda da presidente não permitiu que ela acompanhasse mais partidas da Copa."

O ministro disse também que Dilma não irá fazer um discurso na final. Na abertura da Copa das Confederações, no ano passado, ela falou ao público e foi vaiada. Na abertura desta Copa do Mundo, Dilma também foi hostilizada pela torcida presente no Itaquerão, em São Paulo.

O secretário da Fifa ainda ressaltou que a taça da Copa não será entregue por Gisele Bundchen e o ex-jogador Puyol. Valcke afrmou que os dois serão responsáveis por trazer o troféu da Copa até o Maracanã.

A decisão está marcada para o dia 13 de julho, em um domingo.

Fonte: do Uol, Copa. Por Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Link: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/27/fifa-anuncia-que-dilma-vai-entregar-taca-a-campeoes-da-copa-do-mundo.htm#fotoNav=17

Atores eram casados desde 1996 e têm uma filha de 17 anos. Separação é 'amistosa'

 

Do G1 (da EFE)

 

O ator espanhol Antonio Banderas e a atriz americana Melanie Griffith decidiram pôr fim ao casamento de 18 anos, confirmou nesta sexta-feira (6) à Agência Efe a relações públicas da atriz, Robin Baum, da agência SlatePR.

Em comunicado, o casal informou que a relação termina "de forma consensual e após uma atenta reflexão" de ambos, que optaram por se separar com "carinho e amistosamente, se respeitando mutuamente" assim como à sua família e amigos, e honrando o tempo que passaram juntos.

A notícia do divórcio tinha sido adiantada pelo site TMZ, que logo depois publicou o documento de separação apresentado pela advogada Laura Wasser em nome de Griffith na Corte Superior do condado de Los Angeles.

O casal argumentou "diferenças irreconciliáveis" no pedido de divórcio, que corre "de forma amistosa".

Wasser é uma advogada especializada em divórcio, que atuou nas separações de Angelina Jolie e Britney Spears.

Griffith teria pedido à Banderas, de 53, pensão pelo divórcio e outra para o cuidado da filha que têm em comum, Estela del Carmen, da qual teriam custódia legal compartilhada, mas que moraria com a atriz, apesar de a jovem completar 18 anos no próximo dia 24 de setembro

Este será o quarto divórcio de Griffith, que se casou duas vezes com Don Johnson e uma com Steve Bauer; e o segundo para Banderas, que entre 1987 e 1995 foi casado com a atriz espanhola Ana Leza.

Banderas e Griffith se casaram em Londres, em 14 de maio de 1996, após um romance que começou nas filmagens de "Quero dizer que te amo" (1995).

Fonte: Do G1, Pop e Arte (da EFE). Link: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/06/antonio-banderas-e-melanie-griffith-estao-se-divorciando-diz-site.html

Segundo o jornal The Boston Globe, a top foi escolhida pela FIFA pra entregar o troféu

Da Revista Glamour

 

Depois de muita dúvida e especulação, a resposta. Gisele Bündchen vai mesmo entregar a taça ao campeão da Copa do Mundo. Quem confirma a notícia é o jornal The Boston Globe, que ainda explica que a top aceitou o pedido e estará no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho. Tom Brady, marido de Gisele e que vai acompanhar a top no Brasil, é de Boston e por conta disso o jornal conseguiu informações mais rápidas, mas agora a notícia já está sendo divulgada em toda a imprensa internacional. 
 

A über estava em dúvida quando recebeu o convite, pois não queria associar sua imagem ao momento em que o País vive. O jornal ainda explica que Gisele foi convidada a entregar a taça por conta da baixa popularidade da presidente Dilma Roussef - que foi vaiada na abertura da Copa.

Na foto abaixo, o troféu que será entregue ao campeão com o estojo luxuoso e personalizado pela Louis Vuitton. Moda e futebol andando lado a lado!

 

Fonte: Revista Glamour. Link: http://revistaglamour.globo.com/Celebridades/Hot-news/noticia/2014/06/gisele-bundchen-vai-entregar-taca-ao-campeao-da-copa-do-mundo.html?folder_id=631
 

 

LV_Copa (Foto: Divulgação)

Heptacampeão da F-1 saiu do coma, deixou hospital na França e foi transferido para outro na Suíça, país onde mora, para nova etapa do processo de recuperação

 

Do Globo Esporte

 

Apesar da porta-voz de Michael Schumacher, Sabine Kehm, não querer informar para onde o alemão foi transferido após deixar o hospital de Grenoble, na França, o Centro Hospitalar Universitário de Vaudois, em Lausanne, na Suíça, confirmou nesta segunda-feira que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 deu entrada no local nesta segunda-feira. A chegada do ex-piloto já causou movimentação da imprensa e nesta manhã já há jornalistas, fotógrafos e caminhões de satélite no local.

- Ele está aqui, chegou esta manhã – declarou o porta-voz do hospital, Darcy Christen, à agência internacional, Reuters.

Caminhão de satélite já está em frente a hospital suíço onde Michael Schumacher deu entrada nesta segunda-feira (Foto: Reuters)Caminhão de satélite já está em frente a hospital suíço onde Michael Schumacher deu entrada nesta segunda-feira (Foto: Reuters)

 

Mais cedo, Sabine havia anunciado que o piloto estava fora do coma e tinha deixado o hospital em Grenbole, onde estava internado há quase seis meses, desde o gravíssimo acidente de esqui, no dia 29 de dezembro de 2013, na estação de Méribel. Schumi foi transferido para a suíça para ficar mais próximo da residência da família. Eles moram em Lake Geneva, uma cidade entre Lausanne e Genebra. Apesar de confirmar a chegada do heptacampeão, o assessor do hospital suíço se negou a comentar em que tipo de instalação hospitalar Schumi seguirá sua recuperação, alegando questões de sigilo médico e privacidade da família. Em Lausanne, ele será submetido a uma nova etapa de seu longo processo de recuperação.

Fonte: Globo Esporte, em Lausanne, na Suíça. Link: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/hospital-suico-confirma-entrada-de-schumacher-chegou-nesta-manha.html#atleta-michael-schumacher

Da Revista Crescer

 

Diante de grande polêmica, o plenário do Senado aprovou nesta quarta (4) o projeto de lei que pune famílias que usem violência física na educação dos filhos. Conhecida como Lei da Palmada, o projeto foi aprovado mais cedo na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa.

A proposta segue para análise da presidenta Dilma Rousseff, que terá até 15 dias úteis para vetar eventuais trechos ou sancionar integralmente o texto.

O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e prevê que eles sejam educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. O texto define castigo como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente”.  Já o tratamento cruel ou degradante é definido como “conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”.

A apresentadora Xuxa cumprimenta o senador José Sarney após aprovação da Lei da Palmada (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A sessão foi acompanhada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e pela apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou a tramitação da matéria e comemorou a aprovação. Ela defendeu o texto aprovado e negou que a lei vá punir pais que queiram educar os filhos. “As pessoas entenderam que não se trata de querer prender quem quer o educar o filho. É mostrar que se pode educar, se deve educar sem violência. Ninguém vai ser preso por dar uma palmada como estão querendo dizer. Mas talvez um dia as pessoas vão entender que nem essa palmada é necessária, que se pode conversar”, disse a apresentadora.

Contrário ao projeto, o senador Magno Malta (PR-ES) tentou adiar a votação com pedido de vistas de cinco dias na CDH, mas não conseguiu. Ele criticou o texto por considerar que ele deixa os pais vulneráveis a denúncias caluniosas ou a brigas de família que levem a acusações falsas.

Apesar de os senadores favoráveis à matéria garantirem que não se trata de legislação criminal, o texto prevê punições aos pais que insistirem em castigar fisicamente os filhos, como advertência, encaminhamento para tratamento psicológico e cursos de orientação, entre outras sanções. Os conselhos tutelares serão responsáveis por receber denúncias e aplicar as sanções.

O projeto recebeu no Senado o nome de Lei Menino Bernardo, em homenagem ao garoto morto pelo pai e pela madrasta recentemente no Rio Grande do Sul. No fim, a matéria foi aprovada sem alterações em relação ao texto enviado pela Câmara dos Deputados.

Fonte: da Revista Crescer com Agência Brasil. Link: http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2014/06/lei-da-palmada-e-aprovada-no-senado-sem-alteracoes.html?folder_id=171

Quinta, 05 Junho 2014 14:43

Greve do Metrô de SP. Saiba mais

A greve do Metrô é parcial na manhã desta quinta (05), mas o trânsito de SP já ficou caótico.

 

Do G1

 

O Metrô informou que "está aberto ao diálogo" para chegar a um acordo com os funcionários e que "confia no bom senso da categoria" para que os usuários não sejam prejudicados. A categoria já tinha declarado estado de greve no dia 20 de maio, quando motoristas de ônibus faziam paralisação na cidade. Desde o dia 22 de maio, parte dos funcionários passou a trabalhar sem o uniforme do Metrô e a usar coletes da campanha salarial.

A cidade de São Paulo bateu o recorde de lentidão da manhã para o ano. Às 9h, a capital paulista concentrava 193 km de filas. O último recorde havia sido registrado durante a paralisação de motoristas e cobradores de ônibus, no dia 22 de maio, com 168 km de congestionamento.

Quem também anunciou greve na capital paulista foram os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A paralisação teve início ainda na noite de quarta-feira (4), logo após uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário e Urbano do Estado de São Paulo (SindViários).

Resumo do funcionamento dos trens em SP

Linha 1-Azul opera de Ana Rosa até Luz.
- Linha 2-Verde opera de Ana Rosa até Vila Madalena.
- Linha 3-Vermelha opera de Bresser-Mooca até Marechal Deodoro.
- Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, funciona normalmente.
- Linha 5-Lilás opera normalmente desde as 5h20.

Fonte: Informações retiradas do portal G1, SP. Cobertura em tempo real: http://g1.globo.com/sao-paulo/transito/cobertura/

Terça, 03 Junho 2014 18:02

Rocambole de Prestígio

Do Receitas Nota 10

 

Ingredientes:

 

Para o recheio: 

1 lata de leite condensado

2 gemas peneiradas

1 colher (sopa) de margarina

1 caixa (200g) de creme de leite

1 xícara (chá) de coco ralado

 

Para a massa:

1 lata de leite condensado

2 xícaras (chá) de leite em pó

1 xícara e 1/2 (chá) de chocolate em pó

 

Modo de preparo:

Comece pelo recheio.

Em uma panela, misture o leite condensado, com as gemas e a margarina. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e misture o creme de leite e o coco ralado. Reserve.

Em uma tigela, misture o chocolate em pó com o leite em pó e vá colocando aos poucos o leite condensado, pode ser que não seja necessário usar toda a lata de leite condensado. Vá colocando o leite condensado aos poucos até obter uma massa que solte das mãos. 

Com a ajuda de dois plásticos, abra a massa com um rolo até obter um retângulo. Espalhe o recheio sobre a massa com a ajuda de uma espátula e enrole com um rocambole. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir. Se quiser decore com coco ralado e morangos. 

Previsão foi feita pela companhia para cenário de chuva escassa.
Volume acumulado do Cantareira chegou a 24,6% nesta terça (3).

 

Do G1, SP

 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio de comunicado do grupo técnico que acompanha a crise no Cantareira, informou que a água dos reservatórios do Sistema pode acabar no dia 27 de outubro. Segundo a companhia, a hipótese vale no cenário em que a entrada de água no sistema por meio das chuvas seja igual ou menor a 50% das mínimas já registradas na história.

Para que a água dure até 30 de novembro, data inicial projetada para durar a reserva do 'volume morto', seriam necessários outros 51 milhões de m³. A informação é também do grupo gerido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) de São Paulo.

Entretanto, em nota, a Sabesp informou que "o volume é suficiente para o abastecimento até março de 2015, no ponto alto do período das chuvas" e que a previsão para outubro ocorreu de forma obrigatória pelo comitê utilizando projeções mais pessimistas.

Redução na vazão
Além do dado sobre a possível seca em outubro, o comunicado mostrou também uma hipotética solução da Sabesp para as recomendações do comitê feitas em um comunicado anterior. Nele, o grupo técnico pediu à companhia que considerasse um 'cenário mais desfavorável' ao realizar planos de extração de água dos reservatórios.

Na data, a Sabesp informou que pretendia retirar dos quatro principais reservatórios do Cantareira 22,2 mil litros por segundo em média de junho a novembro. Neste novo cenário, a companhia informou que passaria a retirar 21,2 mil litros por segundo em média até novembro. O cenário 'mais desfavorável' considera afluências (entrada de água) correspondentes a 75% e 50% das mínimas históricas.

Porém, em nota, a Sabesp respondeu que "mantém as suas projeções inicialmente apresentadas" e que o comitê "obrigou a companhia a apresentar projeções muito mais pessimistas, que seriam 50% e 75% inferiores à mínima histórica". A companhia reitera, também, que "trata-se de mera recomendação do GTAG [comitê anticrise] que será ainda avaliada".

A redução na retirada de água das represas do Cantareira já vem sendo adotada desde o início do ano. No dia 13 de março, a vazão captada passou de 33 metros cúbicos por segundo para 27,9 metros cúbicos por segundo, por determinação da ANA.

Sistema Cantareira
Nesta terça-feira (3), o volume acumulado do Cantareira chegou a 24,6% após dia com 0,4 milímetro de chuva. Desse total, 18,5% vem do fundo dos reservatórios, o chamado 'volume morto', que começou a ser usado em 15 de maio.

Fonte: do portal G1, SP. Link do original: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/sistema-cantareira-pode-secar-em-outubro-diz-sabesp.html

Categoria vota nesta terça-feira (27) sobre paralisação; professores municipais realizam nova manifestação

 

Da Revista Veja

 

Após o sufoco passado pelos paulistanos por causa da greve dos motoristas de ônibus, esta semana as atenções são direcionadas para o metrô da cidade. Afinal, os metroviários realizam nesta terça-feira (27), às 18h30, uma assembleia para discutir o assunto. O diretor do sindicato Dagnaldo Gonçalves Pereira diz que, se os trabalhadores decidirem cruzar os braços, a paralisação deve começar na próxima segunda-feira, 2 de junho.

A categoria afirma que a proposta de reajuste apresentada foi rejeitada pela companhia. Eles reivindicam aumento de 35,47% e, segundo o sindicato, a empresa ofereceu 5,2%.Pereira disse que cinco reuniões de negociações já aconteceram, mas a situação não evoluiu. “Recebemos 35% a menos que a categoria em Brasília. Além disso, nossa carga de trabalho é maior.”

Em greve desde o dia 23 de abril, os professores municipais realizam uma nova manifestação nesta terça-feira, a partir das 14 horas, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Em assembleia realizada em frente a prefeitura na última sexta-feira (23), a categoria decidiu manter a paralisação. Os professores exigem que o executivo determine a data para a incorporação do bônus prometido de 15,38%.

Professores e funcionários da USP, Unicamp e Unesp entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira. O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) já havia anunciado o congelamento dos salários em razão da crise financeira das entidades. Mas os trabalhadores requerem reajuste de 9,78% – 3% de defasagens acumuladas mais inflação dos últimos 12 meses.

Fonte: Revista Veja, SP. Link: http://vejasp.abril.com.br/materia/greve-metro-assembleia?utm_source=redesabril_vejasp&utm_medium=facebook&utm_campaign=vejasp

Os dias frios chegaram e a combinação de ar seco, janelas fechadas e cobertores recém-tirados do armário vira um pesadelo para quem sofre de alergia respiratória. Se é o caso do seu filho, saiba como protegê-lo

 

Da Revista Crescer

 

Não tem jeito: a queda brusca de temperatura e a baixa umidade sensibilizam as vias aéreas,  enquanto ácaros e outros fatores que provocam alergia saem do fundo do guarda-roupa. Está feito o estrago! O nariz entope, a respiração fica difícil e o mal-estar é geral. Tudo por causa de uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância presente no ar – mofo, ácaro, pelos de animais ou pólen – que não é potencialmente nociva à maioria das pessoas. Embora se trate de um problema crônico, é possível aumentar os intervalos entre as crises. É só caprichar na prevenção e zelar para que seu filho respire aliviado. Veja de que maneira, a seguir.

Como a crise se manifesta?


Em forma de asma ou rinite. As duas são provocadas pelos mesmos fatores e podem ocorrer combinadas ou não A rinite compromete a região nasal, por isso, a criança espirra muito e fica com o nariz congestionado, vermelho, comcoceira e coriza constantes. Já a asma agride o pulmão, ocasionando tosse, chiado no peito, falta de ar e, por consequência, bastante cansaço.

O que favorece as alergias?


Além da hereditariedade, a falta de leite materno nos primeiros 6 meses de vida pode afetar o  desenvolvimento da imunidade, tornando o bebê mais suscetível. Manter o ambiente fechado, úmido, com pó ou presença constante de animais pode facilitar a concentração de ácaros, mofo e pelos. Já o ar seco e frio, a fumaça de cigarro, os produtos com cheiro forte, as gripes e os resfriados são considerados fatores agravantes.

Quais são as medidas de prevenção?
 

Vale lavar e, se possível, secar ao sol não só as peças de frio que ficaram guardadas no armário, mas também os brinquedos e as roupas do dia a dia. Assim, você evita o acúmulo de pó e a proliferação de germes. Procure trocar lençóis, travesseiros e cobertores com frequência– no mínimo, uma vez por semana – e, na hora de comprar artigos novos, dê preferência aos produtos antialérgicos. O dormitório é um dos lugares em que a criança permanece por mais tempo, por isso, merece cuidado especial. Instale seu filho no cômodo mais ensolarado e arejado e abra mão de carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Se a decoração já estiver montada, capriche na limpeza diária e não deixe que o animal de estimação frequente o espaço. Evite fumar dentro de casa, mesmo que seja na varanda ou distante da criança. O cigarro irrita a mucosa nasal e prejudica os pulmões infantis, ainda que em pequenas quantidades de fumaça.Umidificadores, por mais que compensem o ar seco, também são contraindicados, pois colaboram com a proliferação do mofo.

Como fortalecer as defesas do organismo?


Deixe seu filho bem hidratado e alimentado, para manter o sistema imunológico intacto. E vacine-o contra gripe, para eliminar um fator de risco.

Se meu filho tiver alergia, o que devo fazer?

Caso o quadro seja de rinite, o ideal é umidificar a área nasal com soro ou mantendo próximo um pano úmido; arejar o ambiente, se estiver fechado; e procurar um médico, para que ele avalie as condições da criança e prescreva um antialérgico adequado. Caso os sintomas sejam típicos de asma, como ter dificuldade para respirar, é necessário ir imediatamente ao pronto-socorro, especialmente se a criança ainda não estiver em tratamento contínuo. Lá, os especialistas vão analisar o grau de complicação e receitar o tratamento apropriado.

Como proceder se os episódios forem recorrentes?


Ainda que o seu filho tenha tido apenas uma crise, é preciso que ele comece a receber acompanhamento médico. O profissional explicará à família quais medidas ajudam a evitar que o problema se repita e a melhor maneira de lidar com a situação, quando ela for inevitável. Há, por exemplo, a opção de usar as bombinhas de medicamento, aplicadas por via oral, no caso da asma, e nasal, no da rinite. A vantagem dessa alternativa é que acarreta menos efeitos colaterais. Para os asmáticos, a substância utilizada no tratamento costuma pertencer à classe dos broncodilatadores que, como o nome sugere, dilata os brônquios, facilitando a respiração. Para o controle da rinite, o mais comumé o uso de corticoides e anti-histamínicos, que neutralizam os efeitos do processo alérgico. É fundamental deixar claro que o tratamento contínuo diminui a frequência e a intensidade das crises, mas a medida mais eficiente é impedir o contato do paciente com as substâncias causadoras da alergia.

 

Fonte: da Revista Crescer, por Adriana Toledo e Giovanna Maradei. 

Link: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2014/04/temporada-de-tosses-e-espirros.html

Pagina 1 de 22