14°C 25°C
Guarulhos, SP
Publicidade
Anúncio

Jogos da Melhor Idade 2024: lenda da competição se despede do torneio aos 91 anos

Após 26 edições, atleta pioneira de Paulínia participa das suas últimas disputas O post Jogos da Melhor Idade 2024: lenda da competição se despede ...

24/04/2024 às 08h23
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Além da sua determinação no esporte, Alzira é conhecida por sua impressionante saúde
Além da sua determinação no esporte, Alzira é conhecida por sua impressionante saúde

Marcando presença desde a primeira edição, em 1996, a vibrante e dedicada atleta de Paulínia, Alzira Braseiro Botim, encerra sua participação nos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com gratidão e um legado inspirador. Reconhecida como uma verdadeira lenda em seu município, Alzira se despede das competições de vôlei, dominó e atletismo após 26 anos de dedicação, destacando a importância vital das práticas esportivas para as pessoas com mais de 60 anos.

“Ao longo de mais de 40 anos, competi com muita alegria e determinação, mas agora, aos 91 anos, sinto que é hora de dar um tempo”, compartilha Alzira emocionada. “Comecei a praticar exercícios ainda criança, em 1941, mas as competições só chegaram em minha vida após o falecimento do meu marido. O esporte me ajudou e me ajuda a ser uma pessoa mais feliz”.

Conhecida como “A Lenda do Jomi” pelo município de Paulínia, Alzira personifica o espírito de determinação e superação por meio do esporte. Desde a primeira edição do Jomi, ela tem sido uma presença constante nas competições, mostrando sua versatilidade em modalidades como arremesso de peso, dominó e voleibol adaptado.

“Participar do Jomi é uma fonte de alegria para mim que vivo sozinha”, diz Alzira Baseiro, com uma voz carregada de emoção. “É uma oportunidade de rever alguns amigos, dar boas risadas, praticar os esportes que gosto e ser mais feliz”.

>Alzira entrou em quadra, na última quarta-feira, pelo vôlei adaptado de Paulínia com a camisa 20
>Alzira entrou em quadra, na última quarta-feira, pelo vôlei adaptado de Paulínia com a camisa 20

A história esportiva de Alzira começou há quatro décadas, após perder seu marido. Nesse período, ela encontrou no esporte um refúgio, um lugar onde podia descarregar suas emoções em algo positivo. A dedicação esportiva de Alzira a destacou como uma talentosa atleta de atletismo, conquistando admiradores e medalhas.

Seu amor pela prática esportiva a acompanhou ao longo dos anos, levando-a a participar de diversos eventos esportivos, incluindo o campeonato municipal de corrida em 2023, onde conquistou o terceiro lugar em sua categoria. Além da sua determinação no esporte, Alzira é conhecida por sua impressionante saúde. “Nunca fiquei doente. Muitas pessoas falam que estou sempre inteira só porque pratico vôlei, dominó e arremesso de peso”, enfatiza ela, destacando a importância de um estilo de vida ativo e saudável para o envelhecimento com qualidade de vida.

A Lenda do Jomi esteve na primeira edição do campeonato, em 1996, quando foi uma das pioneiras a desafiar estereótipos, competindo em um time misto que unia homens e mulheres em prol de um objetivo comum: a promoção da saúde e do bem-estar por meio do esporte.

Agora, na 26ª edição do campeonato, Alzira vai encerrar seu ciclo competitivo, mas enfatiza que não pretende abandonar seu estilo de vida ativo. “Vou continuar praticando exercícios físicos, pois sei o quanto são essenciais para manter a minha saúde em dia”.

Com sua presença inspiradora, Alzira Baseiro Botim continua a ser uma fonte de inspiração para todos os participantes do Jomi e uma prova viva de que a idade é apenas um número quando se trata de perseverança e determinação no esporte e na vida.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários