A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado preparou um calendário especial de festas e eventos juninos em alguns dos principais museus e equipamentos culturais da capital, Grande São Paulo e interior.
A programação começa já neste final de semana, com atrações para sábado (8) e domingo (9) e prossegue ao longo do mês. Veja abaixo os locais e horários para curtir os eventos mais próximos em ritmo de arraial caipira.
A tradicional Festa Junina terá brincadeiras, comidas e músicas típicas do Nordeste. Além disso, o público poderá aproveitar um aulão junino de dança, discotecagem do DJ Lenno e show da banda Bicho de Pé.
Data: 8 de junho, a partir das 14h.
Onde: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138, Jaçanã – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
A festa junina para os moradores do Vale do Ribeira terá apresentação do Grupo de Fandangueiros do Prelado, uma contação de história com cordel e show de Paulla Zeferino e Banda.
Data: 8 de junho, das 15h30 às 21h30.
Onde: Fábrica de Cultura Iguape – Praça Engenheiro Greenhalgh, 1, Centro Histórico – Iguape.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre e libras.
O público poderá celebrar a cultura popular com quadrilha, comidas e bebidas típicas e muita música com o apoio da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A festa é realizada desde 2013 no mesmo lugar da concentração do carnaval, ao ar livre, em uma das principais ruas do bairro.
Data: 8 e 9 de junho, das 12h às 22h.
Onde: Rua Salgueiro do Campo, 612, Jd. Ibirapuera – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
Participe de um encontro com artistas da cidade e região e de grupos de artesanato na cidade de Brodowski, na região de Ribeirão Preto. O som fica por conta da dupla “Cajuína”, formada pelo casal Tamiris Rosa (voz e triângulo) e Jorge Bordinasso (violão e voz).
Data: 9 de junho, às 15h.
Onde: Esplanada do Museu Casa de Portinari – Praça Candido Portinari, 298, Centro – Brodowski.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
Prepare-se para um fim de semana delicioso com a tradicional Festa Junina e o imperdível Festival do Milho no Memorial da América Latina. Além de uma programação musical de primeira, vai ter muita comida típica para todos os gostos. Espetinhos, sanduíches de pernil, calabresa, acarajés e até delícias internacionais como pratos texanos, alemães, mexicanos, venezuelanos, baianos e chineses.
Data: 15 e 16 de junho, das 11h às 21h.
Onde: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
A festa junina terá aulão de forró pé-de-serra do grupo Da Ponte pro Roots e apresentações musicais de Paulla Zeferino e Banda e da Domingueira Sertaneja, além de um ateliê aberto para customização de roupas.
Data: 22 de junho, das 12h às 21h.
Onde: Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Rua Antônio Ramos Rosa, 651, Jardim São Luís – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
A Maratona Infantil é um programa mensal do MIS, com programação cultural gratuita para crianças e adultos. O clima junino marca o evento com atrações como quadrilha, barracas de jogos, pescaria, boca do palhaço e argolas, além de brincadeiras típicas como corrida do saco e ovo na colher.
Data: 23 de junho, das 10h às 17h.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Av. Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
A Pinacoteca irá realizar sua primeira festa junina, gratuita e aberta ao público com a apresentação do tradicional Grupo Cupuaçu e o Pé de Manacá, além dos DJs do projeto Forró dos Ratos, Rodrigo Ferrolho, Ricardo Ferreira e Reine Oliveira.
Data: 29 de junho, das 13h às 20h.
Onde: Pina Contemporânea – Av. Tiradentes, 273, Luz – São Paulo.
Como participar: entrada e apresentações gratuitas; brincadeiras e comidas com custos a confirmar no local.
A segunda edição da Festa Junina do Museu das Favelas terá show da banda Forró Vila do Sossego, aula de forró com Tiago Paixão e muitas comidas típicas e artesanatos de organizações locais e empreendedores da quebrada.
Data: dia 29 de junho, das 12h às 17h.
Onde: Jardim do Museu das Favelas – Rua Guaianases, 1024, Campos Elíseos – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre; brincadeiras e comidas com custos a confirmar no local.
Para comemorar o mês de festas juninas, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro convidam o público para o “Arraiá no Museu”. A festa terá muita dança, brincadeiras e comidas típicas, além de um animado show do grupo Forró de Rabeca.
Data: 29 de junho, às 15h.
Onde: Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880, Alto Boa Vista – Campos do Jordão.
Como participar: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50.
A 2ª edição do Sábado Caipira contará com uma mostra especial de peças do acervo, visita mediada à exposição, apresentação musical da dupla “Canção a 2” e pescaria com a equipe do Museu de Arte Sacra, na capital.
Data: 29 de junho, às 14h.
Onde: Museu de Arte Sacra – Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo.
Como participar: inscrições na recepção, com 15 minutos de antecedência; a visita guiada tem duração de 90 minutos. Todas as atividades são gratuitas e com classificação indicativa livre.
O público poderá assistir às apresentações de Valentina Guillén, que traz o show Do Brasil e Da Mistura com diversas canções de forró e MPB, e da cantora Anastácia, conhecida como a Rainha do Forró.
Data: 29 de junho, das 13h às 17h.
Onde: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral, 1575, Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
No final do mês, a Fábrica de Cultura da Brasilândia será palco do show do grupo Fundo de Quintal em clima junino, com muita dança, brincadeiras, comidas típicas e muita diversão para todas as idades.
Data: 30 de junho, a partir das 13h.
Onde: Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508, Brasilândia – São Paulo.
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
O público de Diadema poderá se divertir com desfile dos bonecões, quadrilha, comidas típicas e apresentações musicais do grupo de forró Mulengo Dengo e do Peleja de Jah, que reúne músicos da cidade de Diadema com releituras de vários artistas brasileiros consagrados.
Data: 30 de junho, das 14h às 20h.
Onde: Fábrica de Cultura Diadema – Praça da Moça, s/n, Centro – Diadema
Como participar: atividades gratuitas com classificação indicativa livre.
Mín. 19° Máx. 31°